O leilão dos aeroportos de Galeão, no Rio, e de Confins, em Belo Horizonte, traz ao Brasil empresas que são referência global de qualidade na gestão aeroportuária. A Changi Airports International, uma das sócias do consórcio vencedor da concessão do Galeão, opera o Aeroporto de Cingapura, classificado como o melhor do mundo no ranking de 2013 da consultoria Skytrax, elaborado com base na avaliação de passageiros e considerado a principal referência de qualidade no setor.

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Já a operadora Flughafen, que está no grupo que administrará Confins, é dona dos aeroportos de Munique e Zurique, respectivamente o sexto e o sétimo do ranking da Skytrax. Não há nenhum aeroporto brasileiro na lista.

O Aeroporto de Cingapura é um dos três classificados como cinco estrelas pela consultoria Skytrax – Hong Kong e Seul também detêm a classificação máxima. O aeroporto recebeu 52 milhões de passageiros no ano passado e faturou cerca de US$ 1,5 bilhão – 60% vieram de receitas não tarifárias, como aluguel de lojas.

A estratégia de Changi é aliar eficiência operacional a uma ampla oferta de serviços para os passageiros, pagos e gratuitos. O aeroporto oferece, por exemplo, um passeio turístico de duas horas gratuito pela cidade para os passageiros que farão conexões acima de cinco horas.

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Àqueles que quiserem ficar no aeroporto não faltará o que fazer. O local conta com mais de 350 lojas e 120 restaurantes e lanchonetes espalhadas em quatro terminais de passageiros. A oferta é tão diversificada que o aeroporto funciona como shopping center e atrai até mesmo pessoas que não vão viajar. Há até programas de fidelização de lojas para clientes frequentes.

Os serviços do aeroporto não se restringem às lojas. O local tem playground para crianças, spa, piscina, hotel de trânsito, academia e diversos jardins. O mais famoso deles foi aberto em 2008 e teve seu paisagismo inspirado em florestas tropicais. O local tem cerca de mil borboletas voando em um espaço de 300 metros quadrados. Tudo isso, claro, foi desenhado pensando em trazer conforto ao passageiro e estimular que eles aproveitem a viagem para comprar.

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O Aeroporto de Cingapura foi criado em 1981 em uma antiga base aérea militar localizada na costa leste da ilha. Foi ampliado diversas vezes e hoje é um dos principais hubs (centro de distribuição de voos) de rotas da Ásia para a Oceania.

Tecnologia. Ainda não há detalhes de que tipo de tecnologias as novas operadoras trarão para o Brasil. A expectativa do presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, é de que elas apliquem no País um novo modelo de gestão aeroportuária. “O modelo de negócios dessas operadoras é exportar boa gestão”, disse.

Para o consultor técnico da Abear, Adalberto Febeliano, é possível aplicar as tecnologias aeroportuárias usadas nos melhores aeroportos do mundo no Galeão. “Ele tem um potencial para ser um hub nacional e internacional. Isso quer dizer que receberá muitos passageiros em conexão e precisa ficar mais confortável.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.