Sócia do Galeão opera número 1 de lista global

O leilão dos aeroportos de Galeão, no Rio, e de Confins, em Belo Horizonte, traz ao Brasil empresas que são referência global de qualidade na gestão aeroportuária. A Changi Airports International, uma das sócias do consórcio vencedor da concessão do Galeão, opera o Aeroporto de Cingapura, classificado como o melhor do mundo no ranking de 2013 da consultoria Skytrax, elaborado com base na avaliação de passageiros e considerado a principal referência de qualidade no setor.

Já a operadora Flughafen, que está no grupo que administrará Confins, é dona dos aeroportos de Munique e Zurique, respectivamente o sexto e o sétimo do ranking da Skytrax. Não há nenhum aeroporto brasileiro na lista.

O Aeroporto de Cingapura é um dos três classificados como cinco estrelas pela consultoria Skytrax – Hong Kong e Seul também detêm a classificação máxima. O aeroporto recebeu 52 milhões de passageiros no ano passado e faturou cerca de US$ 1,5 bilhão – 60% vieram de receitas não tarifárias, como aluguel de lojas.

A estratégia de Changi é aliar eficiência operacional a uma ampla oferta de serviços para os passageiros, pagos e gratuitos. O aeroporto oferece, por exemplo, um passeio turístico de duas horas gratuito pela cidade para os passageiros que farão conexões acima de cinco horas.

Àqueles que quiserem ficar no aeroporto não faltará o que fazer. O local conta com mais de 350 lojas e 120 restaurantes e lanchonetes espalhadas em quatro terminais de passageiros. A oferta é tão diversificada que o aeroporto funciona como shopping center e atrai até mesmo pessoas que não vão viajar. Há até programas de fidelização de lojas para clientes frequentes.

Os serviços do aeroporto não se restringem às lojas. O local tem playground para crianças, spa, piscina, hotel de trânsito, academia e diversos jardins. O mais famoso deles foi aberto em 2008 e teve seu paisagismo inspirado em florestas tropicais. O local tem cerca de mil borboletas voando em um espaço de 300 metros quadrados. Tudo isso, claro, foi desenhado pensando em trazer conforto ao passageiro e estimular que eles aproveitem a viagem para comprar.

O Aeroporto de Cingapura foi criado em 1981 em uma antiga base aérea militar localizada na costa leste da ilha. Foi ampliado diversas vezes e hoje é um dos principais hubs (centro de distribuição de voos) de rotas da Ásia para a Oceania.

Tecnologia. Ainda não há detalhes de que tipo de tecnologias as novas operadoras trarão para o Brasil. A expectativa do presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, é de que elas apliquem no País um novo modelo de gestão aeroportuária. “O modelo de negócios dessas operadoras é exportar boa gestão”, disse.

Para o consultor técnico da Abear, Adalberto Febeliano, é possível aplicar as tecnologias aeroportuárias usadas nos melhores aeroportos do mundo no Galeão. “Ele tem um potencial para ser um hub nacional e internacional. Isso quer dizer que receberá muitos passageiros em conexão e precisa ficar mais confortável.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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