Foto: Arquivo
Fernando Klein Nunes: algumas empresas estão em dificuldades para encontrar profissionais.

Em uma época em que a falta de novas vagas de trabalho é motivo de preocupação para a maior parte dos setores da economia, para algumas empresas transportadoras do Paraná, a situação é inversa.

continua após a publicidade

De acordo com Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná (Setcepar), sobram vagas para motoristas de caminhão e falta mão de obra especializada.

Segundo o presidente do Setcepar, Fernando Klein Nunes, algumas transportadoras encontram dificuldades para contratar motoristas qualificados.

?Hoje o motorista precisa atender a uma série de requisitos que antes não eram exigidos. Ele precisa conhecer motores eletrônicos, saber operar sistemas de localização por satélite e computador de bordo?, diz.

continua após a publicidade

Nunes ressalta que cada empresa tem sua própria exigência para contratar os motoristas, porém alguns pontos são comuns entre as transportadoras. Para a maioria das empresas, além de ter primeiro grau completo, o motorista também precisa ter cursos de qualificação, como de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos (MOPP).

Para o presidente do Setcepar, o aumento no número de vagas é decorrente do aumento da demanda de serviços de logística no país. ?Com o aumento da demanda, devido ao momento positivo da economia, aumentou também o número de caminhões. É preciso gente para trabalhar com esse número maior de veículos?, afirma. Segundo Nunes, este ano as vendas de caminhões no Brasil já registram um aumento de 30% – um recorde para o setor.

continua após a publicidade

A remuneração inicial de motoristas de caminhão, em média, é de R$ 1.500. No entanto, Nunes conta que o salário de um motorista de transporte de carga líquida perigosa pode chegar a R$ 3 mil.

?Estamos buscando alternativas para tentar preencher as vagas que estão em aberto?, afirma Nunes. Segundo ele, além da formação de novos motoristas, as empresas estão investindo na reciclagem dos antigos.

Para quem estiver interessado em ocupar uma das vagas em aberto no setor de logística e transporte, Nunes sugere que é importante fazer cursos de capacitação, como o de condução econômica. ?Além disso, é preciso que o candidato tenha experiência prévia e bons antecedentes de conduta?, comenta.

Nunes acredita que as empresas também devem se prevenir e investir na qualificação profissional de seus funcionários.