economia

Sobe para 7 número de mercados que revisaram bloqueio total à carne

Balanço divulgado nesta quarta-feira, 29, mostra que subiu de 6 para 7 o número de mercados que revisaram suas medidas de bloqueio total à carne brasileira. Em comparação com ontem, a lista dos mercados reabertos foi acrescida do Irã.

Até ontem, a pasta dizia que o Irã havia apenas pedido informações adicionais. Hoje, porém, foi informado que as importações estavam suspensas mediante paralisação do desembaraço aduaneiro. Essa medida foi revisada e o mercado foi reaberto hoje.

Assim, a lista de mercados reabertos passou a ser: Hong Kong, China, Chile, Egito, Coreia do Sul, Barbados e Irã. Outros 10 mercados limitaram, desde o início da crise, a suspensão aos 21 frigoríficos investigados na operação. São eles: Japão, África do Sul, União Europeia, Suíça, Arábia Saudita, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Vietnã, Peru e Bahrein. A União Europeia pode endurecer sua posição, conforme informou mais cedo o comissário europeu para Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis.

Hoje, mais um país anunciou bloqueio total à carne brasileira: Belize. O país também está promovendo um recall de produtos no mercado interno. Assim, são 14 os países com suspensão total: Argélia, Jamaica, Trinidad e Tobago, Panamá, Catar, México, Bahamas, São Vicente e Granadinas, Granada, São Cristóvão e Névis, Marrocos, Zimbábue, Santa Lúcia e Belize. Segundo dados da Associação Brasileira dos Exportadores de Carne (Abiec), eles compram menos de 2% da produção exportada.

Outros quatro mercados apenas reforçaram a fiscalização sanitária na entrada. São eles: Estados Unidos, Malásia, Argentina e Benin.

Pelo balanço da Agricultura, Rússia apenas pediu informações adicionais. O país cassou os certificados de exportação de dois frigoríficos, o JBS de Mineiros e o JJZ, de Goiás. Esses, porém, estão na lista dos 21 investigados e por isso já estavam impedidos de exportar pelo governo brasileiro. Outro país que pediu informações adicionais foi Israel.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo