Atender a mais de 3 milhões de clientes em todo o Estado exige de uma empresa como a Copel vários canais e meios de contato com seus consumidores. O portal da Companhia na internet é um deles, complementando o atendimento telefônico dos call centers e o que é prestado pessoalmente nos seus escritórios e agências.
Há quase dez anos no ar, o endereço eletrônico da Copel (www.copel.com) recebe cerca de 2 mil acessos por dia, em média. A seção mais procurada é a agência virtual, espaço que permite ao cliente conectar-se em tempo real com os sistemas de processamento da empresa e obter a segunda via da sua conta de luz e solicitar serviços como religação ou desligamento.
Só em agosto a Companhia recebeu pela agência virtual 90 mil pedidos de serviços, dos quais 12 mil eram solicitações de segunda via da fatura de energia. “Essa característica de fazer do website uma porta de entrada disponível ao consumidor a qualquer hora de qualquer dia vai ser bastante reforçada a partir do próximo ano”, antecipa Marcus Vinícius Manfrin de Oliveira, gerente da coordenação de marketing da Copel.
“O nosso endereço virtual, bastante informativo e que apresenta todas as áreas e produtos da empresa, vai agregar alguns serviços adicionais para que o cliente tenha toda a facilidade e máxima rapidez no momento em que precisar da gente”, completou.
De olho na conta
O simulador de consumo é uma atração à parte no site da Copel. Ao acessar o item Copel Conforto, um programa de relacionamento dedicado a informar e orientar o consumidor residencial, o internauta é remetido a uma casa interativa com sete ambientes, cada qual com os equipamentos elétricos mais comumente encontrados em cada cômodo.
Informando a potência em watts do aparelho e o tempo estimado de uso em horas por mês (ou por semana, por dia, ou ainda em minutos por dia), o simulador indica a sua participação na conta de luz da casa ao final do mês tanto em quilowatts-horas quanto em reais. O cálculo considera uma residência com quatro moradores.
“É um jeito prático, funcional e objetivo de mostrar ao cliente quais são os equipamentos que pesam mais no seu consumo e no seu bolso”, avalia o gerente da área de marketing. “Mas o grande ponto a ser destacado é que no mesmo local o consumidor encontra dicas sobre como utilizar de forma eficiente os eletrodomésticos, eliminando o desperdício de energia e reduzindo o consumo, mas sem abrir mão do seu conforto”.
Para consumidores de outras categorias como as indústrias e o comércio, o website da Copel coloca à disposição um canal exclusivo de relacionamento e de oferta de produtos chamado Copel Soluções. O objetivo desse programa é facilitar ao usuário, por definição um grande consumidor de eletricidade, o controle, gerenciamento e otimização dos seus gastos com energia elétrica.
Segundo Marcus Vinícius de Oliveira, “a Copel quer ser mais que a fornecedora de um insumo aos seus clientes, estabelecendo com eles vínculos de parceria e de compromisso. Temos a oferecer o já consagrado padrão de excelência dos serviços da empresa e sua permanente vocação à posição de vanguarda no setor elétrico brasileiro, sempre com as melhores soluções e a tecnologia mais criativa”.
Novos sites
Uma outra área de atuação da Copel, a de telecomunicações, também está on-line e com novidades. O conteúdo da atividade foi recentemente atualizado e os serviços e produtos ganharam mais espaço e visibilidade. Pelo fato de atuar em um segmento diverso do da Copel e oferecer serviços altamente especializados para um setor muito específico do mercado, a área de telecomunicações mantém um site próprio com o objetivo de facilitar a interatividade com os clientes corporativos: ele pode ser acessado a partir do portal da Copel ou diretamente (www.copeltelecom.com).
Agora em outubro, mês em que a Copel comemora 50 anos de criação, estará entrando no ar dentro da página da empresa na internet um site de conteúdo exclusivo (um hotsite, no jargão técnico) alusivo às comemorações. Entre outras atrações, ele contará a história da empresa com fotos especiais, grandes obras e realizações, galeria de presidentes e curiosidades. “Escolhemos 50 casos pitorescos e interessantes vividos por empregados e ex-empregados para ilustrar esse momento especial da vida da Copel”, diz o gerente da coordenação de marketing. “A idéia é retratar um pouco da importância da empresa na vida dos paranaenses, na visão e nas palavras de quem participou diretamente dessa história”.
Requião recebe técnicos de estatal canadense
O governador Roberto Requião recebe nesta segunda-feira, no Palácio Iguaçu, a missão técnica da Hidro Québec, empresa pública canadense de energia, com atividade em vários países. Os técnicos, com especialização nas áreas de geração de eletricidade e gestão empresarial, vêm conhecer as tecnologias e os processos em uso na Copel, bem como identificar oportunidades de parceria entre as empresas. “Esta visita demonstra o interesse que a Copel, hoje fortalecida, desperta nas empresas estrangeiras”, comentou o governador.
A vinda dos canadenses é resultado da missão paranaense ao Canadá, liderada por Requião, em maio deste ano, quando o governador, empresários e técnicos da Copel conheceram a Hydro Québec. Requião convidou os representantes da empresa do Canadá a conhecer a tecnologia desenvolvida no Paraná, na área de produção e distribuição de energia elétrica. O presidente da companhia, André Cail-lé, deve vir ao Paraná nos próximos meses.
A comitiva permanece no Paraná até terça-feira (5). Os técnicos canadenses manterão com profissionais da Copel reuniões de trabalho para apresentar suas tecnologias e conhecer as que são usadas na empresa paranaense, nas áreas de segurança de barragens, manutenção de equipamentos eletromecânicos e gestão empresarial. Eles também visitarão o Centro de Operação da Geração da Copel, instalado em Curitiba, e que comanda, supervisiona e controla todo o funcionamento das suas principais usinas hidrelétricas.
A Copel foi a primeira empresa do setor elétrico nacional a centralizar a operação do seu parque gerador e comandar remotamente essas instalações. Para tanto, desenvolveu sua própria tecnologia de automatização, que tem atraído o interesse de diversas empresas de geração do Brasil e do exterior.
Na terça-feira, a equipe técnica canadense irá a Antonina conhecer a Usina Governador Parigot de Souza, ainda a maior usina hidrelétrica subterrânea do sul do País e um verdadeiro marco na engenharia brasileira de grandes obras. Com 252 megawatts de potência instalada, a central inaugurada em janeiro de 1971 vale-se de um conjunto de 22 quilômetros de túneis escavados no interior da Serra do Mar para gerar eletricidade, aproveitando um desnível de 754 metros entre os rios Capivari (na região de Campina Grande do Sul) e Cachoeira (localizado no pé da Serra do Mar).