O sistema da Receita Federal, em Curitiba, só voltou ao normal ontem, e apesar de ter ficado fora do ar por praticamente três dias, quase não houve filas de contribuintes em busca de atendimento. Apenas 650 pessoas procuraram o órgão, 50 a mais do que é normalmente registrado. Para o delegado substituto, Eduardo José Albuquerque, a população atendeu ao pedido da Receita e só deve procurar o órgão na semana que vem. A demanda acumulada nestes três dias é de quase 1 mil pessoas.
O sistema saiu fora do ar na terça-feira, quando um problema com a Embratel deixou todo o prédio do Ministério da Fazenda, na capital, incomunicável e os servidores não conseguiam acessar os dados dos contribuintes, que ficam armazenados em São Paulo, no Serviço de Processamento de Dados do Ministério da Fazenda (Serpro).
O problema foi resolvido, mas apareceu outro na quarta-feira pela manhã. Dessa vez, em um dispositivo denominado switch, instalado na saída do servidor da unidade em Curitiba. O aparelho foi trocado e, por volta das 13h, o atendimento voltou, mas continuou muito lento, o que se repetiu na quinta-feira, quando apenas 150 pessoas foram atendidas. Só ontem o problema foi efetivamente resolvido.
Segundo Albuquerque, o contribuinte que procurou a RF na sexta-feira não precisou esperar muito na fila. O sistema estava normalizado e a maioria das pessoas resolveu deixar para procurar o órgão só na semana que vem. ?Ontem foi tudo tranqüilo. Já não sabemos como vai ser na segunda-feira. Mas a orientação é para que as pessoas não deixem de comparecer à RF?, disse. Calcula-se que a demanda reprimida nos três dias seja de mil pessoas. Entre os serviços mais solicitados na delegacia estão a solicitação de débitos do contribuinte e a emissão de certidão negativa – que representam quase 70% da demanda. O atendimento ao público é de segunda a sexta, das 9h às 15h.