Sindicatos italianos convocam greve para 6 de setembro

A central sindical Confederação Geral Italiana do Trabalho (CGIL, na sigla em italiano) marcou uma greve geral de seis horas para o dia 6 de setembro, em protesto contra o pacote de 45,5 bilhões de euros defendido pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi para equilibrar as finanças públicas do país até 2013. A convocação da greve foi publicada no website da central sindical (www.cgil.it).

O pacote de austeridade de Berlusconi levou a críticas generalizadas dos sindicatos e da oposição de centro-esquerda, uma vez que prevê pesados cortes nos gastos do governo, aumento de algumas taxas, extinção de centenas de municípios e províncias e a criação de um “imposto de solidariedade” para os italianos que ganham mais de 90 mil por ano.

A dirigente da CGIL, Susanna Camusso, afirmou que o pacote do premiê conservador só atingirá os italianos que já pagam impostos.

O pacote de austeridade do premiê ainda precisa ser aprovado pelo Parlamento da Itália em setembro. Comissões no Senado italiano iniciaram o debate do plano na segunda-feira. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo