As duas principais centrais sindicais gregas anunciaram uma greve geral para o dia 20. Será a quinta paralisação geral no país desde fevereiro. Os trabalhadores protestam contra os cortes de gastos do governo e as reformas no sistema previdenciário, impostas pela administração que enfrenta um forte déficit orçamentário. “Nós decidimos realizar a greve em 20 de maio porque no dia anterior causaria sérios problemas para os estudantes de Ensino Médio que estão fazendo provas”, explicou Stathis Anestis, porta-voz da GSEE, central sindical que representa trabalhadores do setor privado. A central dos servidores públicos, ADEDY, também confirmou a paralisação na quinta-feira da próxima semana.
As duas maiores centrais sindicais gregas divulgaram um comunicado, afirmando que estão “fundamentalmente contra” a proposta de lei para reforma da previdência apresentada pelo governo. “Nós consideramos que nosso esforço conjunto deve ser imediato, dinâmico e unificado”, afirmam as centrais.
“Se o governo não mudar seu rumo, haverá muitas outras ações e protestos”, garantiu Anestis. O sindicato PAME, apoiado pelos comunistas, deve tomar amanhã sua decisão final sobre se participa na greve. As informações são da Dow Jones.