Silo bate recorde de embarque de soja

O maior armazém público do Porto de Paranaguá, o chamado silão vertical, com capacidade para 100 mil toneladas de grãos, atingiu em agosto um novo recorde de movimentação de soja. As exportações do produto pelo silão chegaram no mês a 447 mil toneladas, contribuindo com mais da metade das 803 mil toneladas de soja exportada pelo porto no período. O melhor resultado até então havia sido verificado em abril do ano passado, com 435 mil toneladas.

Desde o início do embarque da atual safra de soja por Paranaguá até o mês passado, o porto exportou 4,951 milhões de toneladas de soja. “Desse total, 2,144 milhões de toneladas, o que representa 43%, foram movimentados pelo silo vertical”, informa o chefe da divisão de silos do porto, João Maria Machado. O restante ficou sob a responsabilidade dos sete silos particulares, dois pertencentes a cooperativas e os demais a outras empresas.

“Paranaguá é o único terminal marítimo brasileiro a manter silos públicos”, diz o diretor empresarial do Porto de Paranaguá, Lourenço Fregonese. “Com isso, a vantagem é garantir espaço para quem não tem armazéns próprios, principalmente pequenos exportadores”, afirma.

O terminal portuário de Paranaguá também conta com quatro pequenos silos públicos horizontais integrados, onde é movimentado o farelo de soja, com capacidade de estocar juntos 48 mil toneladas do produto. Em agosto, a movimentação chegou a 105 mil toneladas, quantidade que, embora não tenha atingido o recorde, ficou num dos melhores patamares. O melhor resultado dos silos horizontais foi verificado em novembro do ano passado, com 245 mil toneladas de farelo.

O Paraná é o segundo maior produtor nacional de soja. A expectativa é de que o Porto de Paranaguá feche o ano com o embarque de 5,5 milhões a 6 milhões de toneladas do produto. Nesse caso, o volume será de 500 mil a 1 milhão de toneladas a mais do que o verificado no ano passado. Apesar da grande movimentação de soja rumo a Paranaguá, que este ano começou um pouco mais tarde, não há registro de filas no porto.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo