A China Steel, maior produtora de aço de Taiwan em termos de receitas, disse hoje ter aceitado adquirir minério de ferro refinado da mineradora anglo-australiana Rio Tinto para o ano contratual 2009/2010 a um preço 33% inferior ao praticado no período anterior e minério de ferro granulado a um preço 44,4% abaixo do praticado no contrato de antes. O vice-presidente da China Steel, L.M. Chung, disse que a companhia ainda negocia preços da matéria-prima (commodity) com a Vale e a BHP Billiton, mas prevê obter um corte ainda maior no acordo com a companhia brasileira, em consequência dos custos mais elevados com transporte na importação de minério de ferro da Vale. Com a anglo-australiana BHP Billiton, Chung prevê corte de preço igual ao fechado com a Rio Tinto.

continua após a publicidade

A China Steel normalmente consome cerca de 15 milhões a 16 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, com cada uma das três maiores mineradoras provendo cerca de um terço desse montante, afirmou Chung. Sobre o acordo estabelecido com a Rio Tinto, Chung afirmou que, embora o ano contratual tenha começado em 1º de abril deste ano, a empresa continuará utilizando minério de ferro ao preço antigo até setembro de 2009, porque ainda recebe entregas correspondentes ao ano passado.

Chung afirmou que a China Steel considera elevar os preços de seus produtos no mercado doméstico para julho e agosto, em consequência do aumento da demanda e queda na oferta. A empresa realizará na semana que vem um encontro para discutir preços. Se a alta for confirmada, será a primeira feita pela companhia desde o último trimestre de 2008.

Em meados de abril, a companhia fechou o alto-forno nº 3 com produção de 2,8 milhões de toneladas ao ano para manutenção e pretende fechar o alto-forno nº 1 com produção de 1,9 milhão de toneladas em novembro, segundo Chung. Para ele, a queda na oferta ajuda a colocar um piso nos preços. A China Steel cortou os preços para os três primeiros meses de 2009 em um porcentual recorde de 22,56% em comparação ao último trimestre do ano passado. A siderúrgica também reduziu os preços em 14,03% em abril-maio em relação ao preço do primeiro trimestre deste ano e de 9,41% para junho em comparação ao período abril-maio. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade