De olho num dos mercados mais prósperos do Brasil, aproximadamente 140 mil pessoas devem passar pela 17.ª edição do Show Rural da Cooperativa Agropecuária Cascavel (Coopavel), que começa amanhã. Realizado no Centro Tecnológico da cooperativa, em Cascavel, o evento é voltado para a difusão de tecnologias da agropecuária brasileira e vai até o próxima dia 4. Distribuídas numa área de 72 hectares, estão presentes 281 expositores, entre empresas das áreas de pesquisa agropecuária, de insumos, máquinas e transporte e equipamentos.
A feira é um dos maiores eventos do país para o lançamento de novos produtos e novas tecnologias para o campo. Por isso, todas as empresas de produtos agropecuários querem estar em Cascavel durante esses cinco dias. Rogério Rizzardi, coordenador-geral do evento, conta que 75 delas acabaram na fila por falta de espaço para expor. "Antes de tudo, buscamos qualidade. Se a feira aumenta, isso é conseqüência". Ele conta que, no ano passado, 32 países mandaram comitivas a Cascavel atrás de bons negócios. "O agronegócio é um dos poucos setores brasileiros que se assemelha ao que é feito nos países desenvolvidos", aponta.
O coordenador diz não ter um levantamento oficial, mas estima que os negócios realizados em 2004 beirem R$ 1 bilhão. "O Show Rural é de inegável contribuição para o desenvolvimento do setor produtivo nacional, pois a expansão da indústria de máquinas e implementos agrícolas tem sido o suporte para o aumento da produtividade. Basta observar as últimas safras recordes que o País tem colhido graças a inovações tecnológicas".
Rizzardi conta que o evento também é um importante elo entre a pesquisa e o setor produtivo. "A feira serve para mostrar os milagres que são feitos na área de pesquisa no Brasil. Mesmo com os recursos disponibilizados, que não chegam a 10% do que gastam os Estados Unidos, por exemplo, as empresas da área são de ponta." Empresas como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec), transferem parte de suas equipes para atender diretamente os agropecuaristas no espaço da feira.
Neste ano, a novidade é a participação de expositores nas áreas de transporte de caminhões e utilitários, que se juntam ao já tradicional setor de máquinas e implementos agrícolas. "Outro destaque é a apresentação de aviões agrícolas, utilizados no trabalho de pulverização em grandes propriedades e que sempre chamam a atenção dos visitantes", conta o coordenador.
Rizzardi lembra que o Show Rural ainda tem um importante valor social, já que as diversas atividades agropecuárias mostradas no evento podem ser desenvolvidas independentemente do tamanho da propriedade. Segundo ele, os agricultores vão até a feira, antes de tudo, para aprender. "Quando o produtor retorna para sua propriedade, que pode ser de grande porte ou um pequeno sítio, agrega mudanças de acordo com o que descobriu aqui."
Serviço:
O Show Rural Coopavel 2005 será realizado de 31 de janeiro a 4 de fevereiro no Centro tecnológico Coopavel, na BR 277, Km 577. A entrada é franca. O estacionamento, com capacidade para seis mil veículos, também é gratuito. Mais informações pelo telefone (45) 225-6885 ou no site
Ministro da Agricultura estará na feira
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, visita amanhã às 15h, a 17.ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel. Ele percorrerá os estandes do evento, que termina na próxima sexta-feira (04), acompanhado do prefeito Lisias de Araújo Tomé, do delegado federal de Agricultura no Paraná, Valmir Kowalwski, e do presidente da Cooperativa Agropecuária de Cascavel Ltda (Coopavel), Dilvo Groli.
Durante o Show Rural Coopavel um dos eventos tecnológicos mais tradicionais da agricultura nacional -, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao ministério, lançará cinco cultivares de soja desenvolvidas por seus pesquisadores para o Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná (Emater/PR), a Embrapa promoverá ainda palestras sobre o controle da ferrugem asiática da soja e biologia.
As duas empresas também contarão com uma área para demonstração de cultivo de soja orgânica, onde serão apresentadas quatro variedades especiais para uso alimentar, de sabor mais suave do que as outras do mercado. Elas farão ainda demonstração de soja, milho, sorgo, feijão e girassol. Já a Embrapa Instrumentação Agropecuária lançará uma versão do espectômetro de ressonância magnética nuclear para avaliar o teor de óleo de mamona usado para fins de biodiesel.
A edição 2005 da Coopavel ocupará 72 hectares e abrigará cerca de 280 expositores. A expectativa dos organizadores do evento é que, pelo menos, 140 mil pessoas visitem o Show Rural Coopavel.