Com a inauguração de 16 shoppings e cerca de 329 milhões de visitantes mensais, o setor de shopping centers brasileiro registrou, em 2010, crescimento de 17% nas vendas em relação ao ano anterior, um total de R$ 87 bilhões no faturamento. Os dados nacionais fazem parte do levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Crédito e prazos facilitados, aumento dos empregos formais e ascensão das classes B e C estão entre os fatores que ajudaram a impulsionar o mercado em todo o País, segundo a associação.

continua após a publicidade

“Nossa previsão inicial era de 12% de aumento nas vendas em shoppings. Já no segundo semestre elevamos esse índice em três pontos percentuais. Porém, com o desempenho positivo mês a mês e a demanda aquecida no Natal, essa expectativa foi superada”, explica Luiz Fernando Veiga, presidente da Associação. “Para 2011, a tendência é que a economia e o varejo sigam em uma crescente. Porém, manteremos nossa posição conservadora, com alta estimada em 12% nas vendas – que pode ser ultrapassada até o final do ano”, completa.

Novos empreendimentos

Atualmente, o mercado nacional de shopping centers conta com 408 empreendimentos e 9,5 milhões de metros quadrados em área bruta locável (ABL), um importante “termômetro” de avaliação da Associação. Em 2011 a previsão é de mais 25 novos shoppings no País, sendo 16 deles em cidades fora de capitais, somando 433 shoppings até o final do ano.

continua após a publicidade