O juiz Marco Antônio Antoniassi, da 3ª Vara Criminal, voltou atrás na decisão sobre a interdição imediata do shopping Palladium no fim da tarde desta segunda-feira (12). A ação civil pública do Ministério Público foi entregue na sexta-feira (9), dia em que o shopping abriu as portas para o público. Como o centro comercial não tinha o laudo do Corpo de Bombeiros nem o alvará de funcionamento da Prefeitura de Curitiba, o promotor Maximiliano Ribeiro Deliberador entrou com a ação pedindo o fechamento do local, tendo em vista a segurança dos freqüentadores do estabelecimento.
O shopping deveria pagar uma multa de 100 mil reais e o empreendimento seria interditado em quatro horas a partir da notificação, dada em caráter de urgência.
Mas, segundo a assessoria de imprensa do Palladium, os bombeiros voltaram nesta manhã ao local e liberaram o laudo. O shopping atendeu todas as exigências do Corpo de Bombeiros. Uma série de problemas foi apontada na vistoria realizada semana passada, como: "o sistema de hidrantes que não funcionou; irregularidades no sistema de chuveiros automáticos; no esquema de sinalização da saída de emergência; no sistema de evacuação; no dimensionamento das saídas de emergência; no sistema de exaustão de fumaça e no dimensionamento do mesanino das lojas âncoras", conforme a avaliação do tenente Ivan Ricardo Fernandes.
Ainda de acordo com a assessoria do centro comercial, com o laudo positivo liberado nesta manhã, o shopping pediu o alvará de funcionamento na Prefeitura e com a nova documentação foi protocolar o pedido na 3ª Vara Criminal, no fim da tarde desta segunda-feira (12), fazendo com que o juiz revogasse a decisão.
Um dos empreededores do Palladium, o empresário Aníbal Tacla, vai falar com a imprensa nesta noite para esclerecer todas as dúvidas em relação ao assunto.
Apesar da polêmica envolvendo o shopping, o movimento durante o fim de semana foi maior do que o esperado pela admistração do empreendimento: aproximadamente 300 mil pessoas estiveram conferindo o maior shopping center do sul do país.
* Mais informações na edição de terça-feira (13) dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná.
Saiba mais:
Ministério Público pede fechamento do Palladium
Inauguração do Palladium é marcada por confusão com alvará
Shopping Palladium espera faturar R$ 500 milhões por ano
