Setores da indústria dão sinais de recuperação

Os setores de metalúrgica, mecânica e material elétrico estão voltando a contratar. A crise econômica mundial afetou o segmento, que precisou demitir muita mão-de-obra.

O estímulo para a aquisição de produtos da linha branca, com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), e a retomada das exportações de alguns componentes geram demanda nas indústrias.

O aquecimento teve início no final do ano passado nas fábricas de veículos pesados. A retomada está se espalhando, como nas empresas de auto peças e de material elétrico voltado para a construção civil.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Paraná (Sindimetal/PR), Roberto Sotomaior Karam, muitas empresas europeias estão recompondo seus estoques, o que reflete nas indústrias do Estado.

Mas ainda vai demorar para que o segmento volte ao nível de contratações e de número de empregados no período pré-crise. Um levantamento feito pela entidade, com 35 empresas, mostrou que estas demitiram cerca de 1,4 mil trabalhadores no ano passado. No início de 2010, estas mesmas empresas empregaram somente 369 pessoas.

“A retomada está aí, mas vai acontecer devagar. Já está melhor do que no ano passado. Muitas empresas ainda estão cautelosas. Se continuar neste ritmo, 70% do quadro de empregos deve se recompor ainda no primeiro semestre deste ano”, avalia. Algumas fábricas partem para as contratações somente diante da demanda e de acordo com o número de pedidos.

Em 2010, o foco das empresas está no profissional já experiente, que não gere gastos com cursos e treinamentos. Karam acredita que possa haver dificuldades nesta procura.

“Com esta crise, as empresas foram obrigadas a investir em competitividade e, para isto, precisam de mão-de-obra qualificada. Algumas empresas que estão mais otimistas e apostando mais estão investindo em cursos e projetos de capacitação para funcionários”, afirma Karam.

Se você tem críticas ou sugestões, envie e-mail para emprego@oestadodoparana.com.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo