O empresário e conselheiro da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Maurílio Biagi Filho, disse ter relatado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos empresários presentes na reunião desta quarta-feira (24) no Palácio do Planalto, que o setor sucroalcooleiro vai garantir o fornecimento de energia elétrica para contribuir para evitar o risco de apagão a partir de 2010.
"A Unica se compromete em garantir de 1,8 mil a 2 mil MW a partir da co-geração da biomassa e agradecemos ao presidente pelo empenho em negociar algumas regras para a aquisição (de energia)", disse Biagi que representou, na reunião, o setor produtivo de açúcar e álcool, ao lado do presidente do Grupo Cosan, Rubens Ometto Silveira Mello.
Biagi disse que o presidente elogiou a iniciativa, mas que teria garantido que não irá faltar energia elétrica. O conselheiro da Unica afirmou ainda ter reclamado dos preços do álcool combustível, os menores nas usinas desde 2005, mas isentou o governo de culpa nessa queda.
"O governo não tem a menor culpa disso, mas, no entanto, salientei que é uma preocupação nossa o aumento do consumo e, principalmente da produção do álcool, que, em minha opinião, deve passar a da gasolina rapidamente", explicou. O empresário lembrou que na última vez que isso ocorreu, em 1989, quando o controle de produção e da comercialização ainda era estatal, houve uma crise de desabastecimento de álcool no País.