Foi oficializada na última segunda-feira (1º), a entrada definitiva do Brasil como P-Member (Membro Participante) do comitê da ISO/TC 217, grupo mundial de regulamentação global dos produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Agora o Brasil recebe o direito de manifestar-se ativamente sobre a regulamentação do setor, por meio do Comitê Brasileiro – CB 57 de Cosméticos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, espelho nacional dos temas de pauta da ISO – International Organization for Standardization. O CB57 é coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

continua após a publicidade

“Desde 2004 o Brasil participa dos encontros da ISO/TC 217 como O-Member (Membro Observador). Agora, com o crescimento do setor de HPPC brasileiro, com o constante investimento das empresas em inovação, qualidade, segurança e a permanente atuação da Abihpec no cenário internacional, podemos celebrar essa importante conquista, que colocará o Brasil definitivamente no cenário decisório das normalizações de produtos e processos, trazendo benefícios diversos para nosso setor e para as indústrias do segmento”, diz João Carlos Basilio, presidente da Abihpec.

A próxima reunião da ISO/TC 217 está programada para novembro, na Inglaterra (a cada 6 meses os participantes se reúnem em países diferentes). Os temas que são abordados pelo Comitê são: Metodologias de Análises Microbiológicas, Embalagens/rotulagens, Métodos Analíticos (segurança/eficácia), Definição dos Critérios para produtos orgânicos, Boas Práticas de Fabricação e Controle, Produtos Cosméticos para Proteção Solar e Nanomateriais.

De acordo com o presidente da Abihpec, o próximo desafio é ampliar a presença brasileira em outros grupos de decisão internacional, como o caso do ICCR – International Cooperation on Cosmetics Regulation, que reúne Comunidade Europeia, Estados Unidos, Canadá e Japão.

continua após a publicidade

Com informações da Abihpec.