O setor de serviços é o destaque positivo da economia em 2012, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na manhã desta sexta-feira. “O destaque positivo ficou com serviços (1,7%), enquanto a agropecuária (-2,3%) e a indústria (-0,8%) registraram queda”, relatou o IBGE em nota oficial.
Dentro de serviços, chamou a atenção o crescimento da atividade de serviços de informação (+2,9%), da administração, saúde e educação pública (+2,8%) e de outros serviços (+1,8%). A atividade de serviços imobiliários e aluguel cresceu 1,3%, seguido de comércio (+1,0%), transporte, armazenagem e correio (+0,5%) e intermediação financeira e seguros (+0,5%).
“Ao longo de todo o ano de 2012, o crescimento da massa real de salários, ao lado da expansão do crédito ao consumo, sustentou o crescimento das vendas no comércio varejista de bens em ritmo superior ao da produção industrial”, informou o IBGE.
Revisões
O IBGE divulgou ainda a revisão do PIB do terceiro trimestre ante o segundo trimestre de 2012, de 0,6% para 0,4%. Também foi revisada a taxa de crescimento do segundo ante o primeiro trimestre do ano passado, de 0,2% para 0,3%.