O segmento nacional de pães industrializados encerrou 2012 com faturamento de R$ 3,5 bilhões, alta de 9% ante o montante de 2011. Em cinco anos, a receita bruta do setor registra crescimento acumulado de 55% e em volume, no mercado interno, 24%. Somente no ano passado foram comercializadas 997,4 mil toneladas. Os números são da Associação Brasileira da Indústria de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados (Abima), em parceria com a consultoria Nielsen.

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Segundo a Abima, em nota, os bolos industrializados tiveram alta de 12% no faturamento, para R$ 663 milhões. No acumulado dos últimos cinco anos, o crescimento da receita bruta foi de 58%. Em volume, em 2012 foram comercializadas 360 mil toneladas, avanço de 20% ante 2011 e acumulado de 67% nos últimos cinco anos.

Dados da Abima apontam que os pães industrializados têm penetração de 71% no mercado brasileiro, enquanto o segmento de bolos responde por 45%, porcentual ainda pequeno quando comparado ao mercado de massas, que atinge 99,6% de penetração. “Mais da metade da população brasileira nunca experimentou um bolo industrializado. Ainda temos um potencial de crescimento enorme nessa indústria. Nossa expectativa para 2013 é bastante otimista”, afirma o presidente da Abima, Claudio Zanão, no comunicado enviado à imprensa nesta terça-feira. O preço médio do quilo do pão industrializado já é menor do que o do pão francês.

Uma pesquisa feita pela Nielsen indica que, em dezembro do ano passado, o quilo do pão branco (de forma) custava R$ 6,51, nos supermercados e panificadoras. Enquanto o tradicional pão francês era vendido por R$ 8,44 o quilo, segundo amostragem da

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