Em tempos de crise, nada melhor do que investir em algo que, definitivamente, não foi afetado por ela: o franchising. Isto é comprovado pelos dados da Associação Brasileira de Franchising, que indicam que o setor faturou 19,5% a mais no ano passado do que em 2007.

continua após a publicidade

Em 2008, o faturamento foi de R$ 55 bilhões, enquanto no ano anterior foi R$ 46 bilhões. Os segmentos que mais cresceram foram o de calçados e acessórios pessoais – incremento de 44,8% – e de alimentação – crescimento de 20%.

Até porque os setores que foram afetados pela crise no Brasil, como o automobilístico e o financeiro, por exemplo, não são representativos no mercado de franquia.

De olho nessa perspectiva positiva, o chef curitibano Junior Durski investiu perto de R$ 850 mil na franquia do restaurante Madero, no Shopping Palladium, em Curitiba. Hoje já são três unidades. Ele explicou que optou pela franquia por conta do crescimento positivo.

continua após a publicidade

“O setor de alimentação é um dos que mais crescem e passam, muito pouco, pela crise. Por isso, buscamos avançar nesse mercado e conseguimos destaque com a nossa marca”, afirmou.

Para 2009, a ABF estima um crescimento de 13% no setor. Segundo a ABF, três fatores contribuíram para os números positivos de 2008: aumento dos níveis salariais, aumento da taxa de emprego até outubro e acesso das classes C e D ao consumo.

continua após a publicidade

Sugestões podem ser feitas para o e-mail economia@oestadodoparana.com.br