Servidores públicos federais de diversas categorias se mobilizaram ontem, em protesto contra o descumprimento dos acordos firmados com o governo. O Dia Nacional de Protesto Unificado das Carreiras Típicas de Estado reuniu servidores do Banco Central, Advocacia da União, Receita Federal e Ciclo de Gestão.
O Sinal – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (BC) – preparou um café-da-manhã que foi servido logo no início do expediente, e assembléias ocorreram em todas as sedes regionais do BC, no período da tarde. Segundo a categoria, em novembro de 2007, os representantes dos servidores do BC assinaram um acordo com o governo, que não foi cumprido.
Já os auditores fiscais da Receita Federal realizaram operação-padrão nas atividades de liberação de carga em todo País. A categoria protestou pelo não-cumprimento do acordo salarial negociado e assinado pelo governo em junho deste ano.
No dia 19 de julho, Duvanier Paiva, secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, afirmou aos representantes das carreiras típicas de Estados que os reajustes acordados surtiriam efeito na folha de pagamento do mês de agosto, o que não ocorreu. “Queremos apenas que o governo cumpra, de forma rápida, os acordos assinados conosco”, garantiu o presidente do Sinal, David Falcão.