economia

Serra: recurso contra condenação na OMC deve ser apresentado no começo de 2017

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse nesta sexta-feira, 9, que o governo vai recorrer no começo do ano que vem – possivelmente entre janeiro e fevereiro – contra a condenação de incentivos a setores industriais na Organização Mundial do Comércio (OMC).

“Vamos defender os interesses do desenvolvimento e dos empregos no Brasil”, disse o chanceler. Segundo ele, o Itamaraty está, no momento, preparando a contra-argumentação da decisão dos juízes da OMC sobre os incentivos contestados por Japão e União Europeia.

Durante almoço oferecido na capital paulista pela Abinee, entidade que reúne empresas de informática, um dos setores afetados pela condenação da OMC, Serra reafirmou que o governo vai recorrer e arrastar a disputa por todo o ano que vem, quando vencem os estímulos, também condenados, concedidos a montadoras.

O chanceler alertou, porém, aos empresários que a apelação brasileira pode ser derrotada. Nesse caso, prometeu encontrar uma alternativa. “Vamos discutir com a sociedade e com o setor porque todos os países dão alguma forma de incentivo. Alguns a OMC proíbe, outros, não”.

China

Serra disse ainda a jornalistas que o governo brasileiro ainda estuda se vai reconhecer a China como uma economia de mercado. “Ainda estamos analisando, sem decisão tomada (…) É um assunto bastante complexo”, afirmou o chanceler, acrescentando que o Brasil também espera pelo posicionamento de outros países.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo