A inadimplência entre os consumidores deve crescer de forma moderada no País projeta a Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito. O Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Inadimplência do Consumidor recuou 0,5% em junho deste ano e atingiu o patamar de 96,2. Esta foi a segunda queda mensal seguida do indicador que, em maio, já havia registrado baixa de 0,2% (dado revisado). Como o indicador procura prever, em um horizonte médio de seis meses, o comportamento da inadimplência, o recuo indica que a alta da inadimplência tende a ser modesta.

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Para os economistas da Serasa Experian, “o crescimento acelerado do endividamento dos consumidores ao longo dos últimos trimestres e o atual ciclo de aperto monetário estão contribuindo para a elevação dos níveis de inadimplência dos consumidores”. No entanto, segundo eles, o fato de o indicador divulgado hoje oscilar abaixo do nível 100 indica que “a inadimplência do consumidor não deverá registrar níveis mais críticos a exemplo do que ocorreu em 2005 ou, mais recentemente, entre o final de 2008 e o início de 2009”.

Empresas

Entre as pessoas jurídicas, a inadimplência deve diminuir ao longo do segundo semestre. O Indicador Serasa Experian da Perspectiva das Empresas, também divulgado hoje, registrou queda de 1,6% em junho de 2010, o que representa o 14º recuo mensal seguido. “A continuidade da expansão econômica brasileira, embora em um ritmo mais brando que o registrado durante o primeiro trimestre de 2010, constitui-se no principal elemento de contribuição à diminuição dos níveis de inadimplência das empresas brasileiras”, afirmaram no documento de divulgação do indicador os técnicos da Serasa Experian.

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