A regularização do crédito para empresas será completada até o fim do primeiro semestre, segundo informou hoje a Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito. O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas permaneceu inalterado em novembro, no mesmo nível de 99,3 assinalado em outubro.

continua após a publicidade

A manutenção do índice próximo ao patamar de 100 indica que a normalização do movimento de concessões reais de crédito às companhias – concessões nominais mensais, deflacionadas pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) -, que começou há pouco tempo, continuará durante todo o primeiro semestre.

Hoje, o volume mensal de concessões reais está cerca de 4% abaixo do normal. O momento pelo qual passa a economia, com crescimento anualizado maior que 6% ao ano, tem contribuído para a normalização do crédito bancário para as empresas, de acordo com os técnicos da Serasa Experian.

Além disso, a melhora do panorama internacional, favorecendo a retomada das ofertas públicas iniciais (IPOs) de ações e a reabertura do mercado internacional às captações externas, é um elemento-chave para a evolução da oferta de crédito às empresas.

continua após a publicidade

Consumidor

Já o Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor caiu 1,0% em novembro, alcançando 103,9. Mesmo com os recentes declínios nos últimos meses, o indicador ainda está acima de 100, o que indica que as concessões reais de crédito às pessoas físicas deverão ficar aquecidas em boa parte do primeiro semestre.

continua após a publicidade