Serasa: busca de empresas por crédito volta a cair

A procura das empresas do Brasil por crédito caiu 0,9% em setembro em relação a agosto, pela segunda vez seguida, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, divulgado hoje. O declínio da busca manifestou-se apenas entre as micro e pequenas empresas, o que puxou o índice para baixo.

Em agosto, a redução do indicador foi de 4,3% em relação a julho. No confronto anual, setembro de 2009 mostrou um recuo de 4% em relação ao mesmo mês de 2008. No acumulado de janeiro a setembro deste ano, a baixa na demanda foi de 5,6% ante o mesmo intervalo do ano passado. Este foi o melhor comportamento até agora em 2009 nesta base de comparação.

De acordo com a Serasa Experian, somente as micro e pequenas empresas tiveram declínio na busca por crédito no mês passado, mostrando que o setor ainda se depara com obstáculos na obtenção de crédito no sistema financeiro, mesmo com a mobilização do governo para assegurar recursos para o segmento. As médias e grandes companhias aumentaram as demandas por crédito em setembro, com alta de 1% e 0,7%, respectivamente.

No acumulado do ano, as micro e pequenas empresas lideram a baixa na busca, com queda de 5,8%. Nas médias, o declínio nos primeiros nove meses ante o mesmo período de 2008 foi de 4,6%. Apenas as grandes companhias tiveram um aumento na demanda, de 2,6%. Por região, o Nordeste teve a maior queda na demanda por crédito em setembro, de 6,2%, seguido pelo Norte (-3,4%) e pelo Sul (-1%). As companhias do Centro-Oeste e do Sudeste aumentaram a procura em setembro, em 2,1% e 0,7%, respectivamente.