Sentimento do consumidor melhora no Japão

O sentimento do consumidor do Japão em relação à economia melhorou pelo terceiro trimestre seguido, mostrou hoje uma pesquisa do Banco do Japão (BOJ, o banco central do país). O índice de difusão do sentimento do consumidor subiu para -67,0 em dezembro, de -72,3 na pesquisa realizada em setembro. O índice subtrai o número de participantes que disseram que as condições econômicos estão piores em relação ao ano anterior do número de participantes que afirmaram que as condições melhoraram.

Do total, 31,7% dos participantes da pesquisa disseram, em dezembro, que esperam que a economia se deteriore até a próxima pesquisa. Em setembro, 20,6% previam um ano difícil pela frente. Além disso, 44,1% demonstraram em dezembro preocupação considerável sobre o emprego ao longo do ano, ante 43,7% na pesquisa anterior.

A pesquisa foi realizada de 12 de novembro a 8 de dezembro, período em que o governo do Japão declarou que a economia havia entrado em uma fase deflacionária, a primeira desde meados de 2006. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna