A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado debaterá na terça-feira da próxima semana (dia 25), a partir das 10 horas, as relações existentes entre produtores, trabalhadores rurais e indústrias de suco de laranja. “Os citricultores irão a Brasília para acompanhar a audiência”, disse o presidente do Conselho da Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus), Renato Toledo de Queiroz.

continua após a publicidade

O evento, de acordo com o presidente do Conselho, ocorrerá em conjunto com a Comissão de Agricultura do Senado. “O objetivo é reforçar as denúncias de práticas anticoncorrenciais no setor”, disse, acrescentando que, em janeiro de 2006, houve busca e apreensão de documentos nas quatro maiores indústria do setor, mas que até hoje eles ainda não foram examinados. “Com isso, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) não pode julgar se há ou não cartel”, comentou.

A expectativa é a de que participem da audiência os presidentes dos sindicatos rurais, prefeitos, vereadores, presidentes das indústrias Citrosuco, Cutrale, Louis Dreyfus e Citrovita; o presidente da Associtrus; além de representantes do governo e dos órgãos de defesa da concorrência.

continua após a publicidade