Cerca de novecentos profissionais das áreas contábil e fiscal de pequenas e médias empresas do Paraná participaram nesta segunda-feira (16), no Cietep, em Curitiba, de um seminário sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Auditores da Receita Federal, da Receita Estadual, da Prefeitura de Curitiba e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) detalharam as novas determinações do SPED, incluindo os procedimentos para adoção da nota fiscal eletrônica.
“Esse evento é de extrema importância para o setor econômico e para que possamos ter as empresas do Paraná cada vez mais informadas”, afirmou o coordenador executivo da Secretaria dos Conselhos Temáticos e Setoriais da Fiep, Eduardo Knechtel. A Fiep foi uma das instituições promotoras do seminário, organizado em uma parceria entre a Receita Federal, Receita Estadual, Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Sebrae, Senar, OAB, Receita Estadual, Secretaria Municipal de Finanças e Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul.
O delegado-adjunto da delegacia da Receita Federal em Curitiba, Antonio Coelho Lopes, destacou as vantagens do SPED para o sistema tributário brasileiro. “O SPED, na esfera da Receita Federal, é um programa de aprimoramento do sistema tributário brasileiro, que vai gerar redução de custos para o contribuinte, maior rapidez no acesso de informações para análises e a integração das administrações tributárias, atendendo a uma determinação constitucional”, explicou.
Já o gerente da unidade de Desenvolvimento de Soluções do Sebrae, Agnaldo Gerson Castanharo, ressaltou a importância do Seminário sobre o SPED para as micro e pequenas empresas. “Estamos saindo simplesmente da autuação para o esclarecimento. Entendemos que esse processo vai garantir menor burocracia, ajudando as micro e pequenas empresas a melhorar sua gestão contábil”, afirmou.
O seminário teve palestras sobre Escrituração Contábil Digital (SPED Contábil), Nota Fiscal Eletrônica, Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal) e Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Foram abordados, entre outros pontos, os aspectos legais do SPED e os prazos para adequação das empresas.