Cerca de 80 lideranças de fumicultores da região Sul participarão, hoje e amanhã, em Curitiba, de um seminário sobre ?O Futuro da Fumicultura no Brasil?, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul/CUT) e pelo Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais (Deser).

continua após a publicidade

A abertura do seminário acontece hoje, às 10h, no Cepat – Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores / Casa do Trabalhador, no bairro do Sítio Cercado. Nos painéis de debate que acontecerão ainda no primeiro dia do seminário, serão discutidos temas como a situação atual da cadeia produtiva do fumo, as políticas de apoio à diversificação da renda na agricultura familiar e a tramitação da Convenção-Quadro para controle do tabaco. Para este último debate, que também vem ocorrendo no Senado Federal, foram convidados senadores dos três estados da região Sul: Flávio Arns (PR), Ideli Salvatti (SC) e Paulo Paim (RS).

Amanhã, se fará o aprofundamento das discussões em grupos e com ênfase sobre a atuação das entidades representativas, a saúde dos trabalhadores na fumicultura, a diversificação da renda, a possibilidade de criação de uma cooperativa de fumicultores e a divulgação dos trabalhos e ações desse grupo. A proposta é de se encerrar o seminário com a elaboração de um plano de ação da Fetraf-Sul/CUT para a fumicultura brasileira.

Crédito rural

Pela primeira vez, na safra 2005/2006, o Pronaf Investimento estará atendendo fumicultores que queiram investir em outras atividades produtivas que representem mais de 20% da renda colhida na propriedade familiar e com a possibilidade de usar a receita extraída do fumo para pagar o financiamento. Esse é um dos assuntos que será abordado pelo delegado do Desenvolvimento Agrário no Paraná, Reni Antonio Denardi, no seminário de Curitiba.

continua após a publicidade

Ele lembra que os fumicultores continuam impedidos pelo programa de financiar diretamente a lavoura de fumo ou a construção de galpões para essa atividade, mas podem solicitar o financiamento para melhoria em outras culturas ou mesmo a aquisição de um trator, por exemplo, para plantar feijão e utilizar nas demais atividades agrícolas.

O Cepat / Casa do Trabalhador, local de realização do seminário, está situado à Rua João Batista Gabardo, 151, no bairro do Sítio Cercado, em Curitiba.

continua após a publicidade