Sem acordo, prossegue greve na Eletrobras

Os trabalhadores da Eletrobras seguem em greve por tempo indeterminado. Executivos da estatal e representantes do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) se reuniram nesta sexta-feira, 19, para definir os termos do acordo coletivo 2013/2014, mas as negociações terminaram frustradas.

“A Eletrobras retirou a nova proposta que havia apresentado”, disse o diretor de Negociações Coletivas do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), Gunter Angelkorte.

O diretor-presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, e o diretor de Administração da estatal, Miguel Colasuonno, participaram da reunião. Os executivos apresentaram uma nova proposta no encontro, que previa a manutenção dos benefícios para os novos empregados da Eletrobras e um reajuste salarial acima da inflação – a oferta anterior era reajuste com base no IPCA de maio de 2012 a abril de 2013, o que significa um índice de 6,49%.

Os sindicalistas, porém, divergiram em relação ao prazo. Segundo Angelkorte, a proposta da Eletrobras seria válida por dois anos, ou seja, também para o acordo coletivo 2014/2015. “A proposta garantia um ganho real para este ano, mas não concedia nada para o ano seguinte. Os sindicatos não aceitaram e apresentaram uma contraproposta. Então, a Eletrobras simplesmente retirou a sua proposta”, explicou.

Com o impasse nas negociações, não há previsão de quando será encerrada a greve dos trabalhadores, que começou na última segunda-feira, 15.

Os sindicatos pleiteiam um reajuste salarial de 11,18%, sendo 6,88 pontos porcentuais relativos ao índice de inflação calculado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e 4,3 ponto porcentual relativo ao crescimento médio do consumo residencial de energia elétrica nos últimos meses.

Com a paralisação, as trocas de turno dos trabalhadores da área de operação ocorrem a cada 24 horas. As equipes de manutenção não estão deixando suas bases para serviços de rotina.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna