O Senai desenvolve um selo que irá atestar a qualidade dos produtos das olarias paranaenses. O selo, que poderá ser utilizado junto com a marca das empresas, indica a participação delas no Programa de Qualidade da Cerâmica Vermelha, que promove a adequação do processo de produção às exigências técnicas estabelecidas pela ABNT.

continua após a publicidade

Realizado pelo Senai/Cietep e pela Rede de Tecnologia do Paraná (Retec), o primeiro Programa de Qualidade contou com a participação de quatro olarias de Curitiba. De outubro de 2005 a junho deste ano, as empresas Olaria Dois Irmãos Ltda., Indústria de Tijolos Beira Rio Ltda., Tijolajes Cerâmica de Tijolos Ltda. e Cerâmica Arnoldo José Orso receberam apoio técnico visando a conformidade dos seus produtos às normas técnicas brasileiras.

?Os resultados demonstraram que os produtos ensaiados atendem e, às vezes, até superam quase todos os requisitos da norma?, avalia o engenheiro Cid Vasconcellos, que atuou no programa como consultor.

O programa também prevê o monitoramento das ações implementadas através de testes laboratoriais e a padronização de toda a documentação dos produtos, com o objetivo de fortalecer a cerâmica vermelha no Paraná.

continua após a publicidade

A consultoria do Senai/Cietep e Retec atua ainda no aperfeiçoamento da gestão da empresa; melhoria na interação entre os processos internos; aumento da produção e do faturamento; elevação do nível de satisfação e confiança dos clientes; diminuição de desperdícios; economia de energia; melhoria da qualificação da mão-de-obra e diferenciação do produto ou serviço.

Serviço

Mais informações sobre o Programa de Qualidade da Cerâmica Vermelha através do telefone (41) 3271-7573.