Seguro-desemprego atinge maior nível em 26 anos nos EUA

O número de trabalhadores norte-americanos que entraram com pedido de auxílio-desemprego pela primeira vez superou em cinco vezes o esperado na semana passada e atingiu o maior patamar em 26 anos. Segundo o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, o número de pedidos de auxílio-desemprego feitos na semana encerrada em 20 de dezembro subiu 30 mil em relação à semana anterior, para o nível sazonalmente ajustado de 586 mil.

A média de pedidos em quatro semanas, que normalmente minimiza a volatilidade dos números semanais, também estabeleceu nova máxima em 26 anos, subindo 13.750 para 558 mil. O volume de pedidos feitos há mais de uma semana caiu 17 mil para 4,37 milhões. A taxa de desemprego entre trabalhadores que recebem o benefício permaneceu inalterada em 3,3%.

Renda e gastos com consumo

A renda pessoal nos EUA caiu 0,2% em novembro, após aumento revisado de 0,1% em outubro, informou hoje o Departamento de Comércio. Os gastos com consumo recuaram 0,6% em novembro, em dado sazonalmente ajustado, após declínio de 1% no mês anterior. Originalmente, o departamento estimava aumento de 0,3% na renda em outubro.

A poupança pessoal como porcentual da renda disponível foi de 2,8% em novembro, ante 2,4% em outubro. A renda pessoal disponível – receita após tributos – caiu 0,1% em novembro, após aumento de 0,2% no mês anterior.

Preços

O índice de preços para gastos com consumo pessoal (PCE), uma medida de inflação, caiu 1,1% em novembro nos EUA, em relação a outubro, quando recuou 0,5%. O núcleo do índice ficou estável pelo segundo mês seguido na comparação com o mês anterior.

Em relação a novembro do ano passado, o índice PCE avançou 1,4% em novembro e o núcleo subiu 1,9%. Em outubro, o índice cheio subiu 3,2%, em base anual, e o núcleo avançou 2%.

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) observa a variação anual do núcleo do índice PCE como indicador da tendência dos preços no país. O Fed considera que oscilações entre 1,5% e 2% são consistentes com o objetivo de manutenção da estabilidade dos preços. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo