A Bolsa de Valores de São Paulo terminou as operações de ontem com significativa alta de 3,62%, com o índice Bovespa, dos principais papéis, fixando-se em 9.139 pontos. Este mesmo indicador havia registrado uma baixa de 1,97% na quarta-feira.
A Bolsa paulista se animou ontem, segundo alguns operadores, com a perspectiva de um segundo turno nas eleições presidenciais do próximo domingo, dando esperanças ao candidato do governo e preferido pelos mercados, o tucano José Serra (PSDB). Até então o mercado trabalhava com vitória do candidato do PT no primeiro turno.
De acordo com a última pesquisa divulgada pelo instituto DataFolha, José Serra cresceu dois pontos percentuais e se consolidou no segundo lugar, com 21% das intenções de voto. A mesma pesquisa mostra, porém, que a chance de Serra derrotar o favorito, o petista Luiz Inácio Lula da Silva, com 45%, são pequenas.
O volume de negócios da quinta-feira foi de 446,5 milhões de reais (cotação do dólar a 3,7 reais), contra os 523,6 milhões de reais de anteontem. Foram negociados 65,887 bilhões de títulos, contra os 79,528 bilhões de quarta-feira.