O volume de vendas do comércio varejista nacional cresceu 9,6% de janeiro a novembro, na comparação com o acumulado do mesmo período de 2006. É o que revela o Indicador Serasa de Atividade do Comércio. A alta das vendas foi determinada pelo crescimento de 12,1% nas vendas do varejo especializado (lojas de eletroeletrônicos, veículos e materiais de construção), enquanto as vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas (mercearias, açougues, quitandas e distribuidoras de bebidas) subiram 7% nos onze meses do ano.

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Segundo os técnicos da Serasa, no acumulado do ano, os bons resultados do comércio refletem a maior atividade econômica, o crescimento da renda do trabalhador e do emprego formal, a maior oferta de crédito, o alongamento dos prazos de financiamento e a estabilidade da inadimplência do consumidor.

Na comparação entre novembro deste ano e de 2006, as vendas totais evoluíram 7,6% no período. O volume de vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas cresceu 7%, enquanto o varejo especializado registrou elevação de 8,2% no seu volume de vendas.

Já em relação ao mês de outubro de 2007 (variação mensal), as vendas do varejo em novembro diminuíram 1,1%, com queda de 0,4% nas vendas do varejo composto pelos hipermercados, supermercados e varejo de alimentos e bebidas, e recuo de 1,7% no varejo especializado. No comparado, as vendas do comércio apresentaram queda no total por conta do grande número de feriados no décimo primeiro mês do ano (Finados, Proclamação da República e, em algumas cidades, o Dia da Consciência Negra). Além disso, outubro foi uma base elevada de comparação nas vendas devido ao Dia das Crianças.

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O Indicador Serasa de Atividade do Comércio considera uma amostra de 6.000 empresas do varejo de todo o País.