Segundo FGV, consumidor brasileiro segue com “ímpeto comprador”

A sondagem de expectativas divulgada nesta terça-feira (26) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que o consumidor brasileiro continua com "ímpeto comprador", segundo o coordenador do Núcleo de Pesquisas e Análises Econômicas da FGV. De acordo com a pesquisa, 22,5% dos consumidores disseram, em fevereiro, que pretendem aumentar as compras de bens de consumo duráveis. Em fevereiro do ano passado o porcentual era bem menor (14,5%).

Campelo destacou a significativa melhora na avaliação do mercado de trabalho. O porcentual de consumidores que afirmaram que "está fácil" conseguir emprego subiu de 1% em fevereiro de 2007 para 5,3% este mês, enquanto o grupo dos que consideram que "está difícil" caiu, no período, de 86,2% para 69,6% (o menor porcentual alcançado na série da pesquisa, iniciada em 2005). "A pesquisa mostra uma mudança qualitativa significativa do mercado de trabalho", disse.

O coordenador disse que interpreta favoravelmente os resultados da Sondagem do Consumidor divulgados hoje. Segundo ele, o recuo de 0,4% no Índice de Confiança do Consumidor em fevereiro, em relação a janeiro, é considerado como estabilidade. "Não há uma deterioração abrupta, parece haver a expectativa de que a economia brasileira vai continuar com bom desempenho", disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo