Segundo Abradee, poder público é o pior pagador

O poder público é o pior pagador de contas de eletricidade, segundo a Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). Segundo o diretor da Elektro, distribuidora que atende parte do Estado de São Paulo, Luiz Sérgio Assad, o atraso no setor público chega a três meses, em média, e existem casos de prefeituras que não pagam as suas contas há cinco anos. Segundo ele, alguns órgãos chegam a fazer acordos para parcelar a dívida, mas não quitam as parcelas.

Para o secretário executivo da Abradee, Luiz Carlos Guimarães, uma das principais dificuldades das distribuidoras está relacionada ao atraso no pagamento das contas de iluminação pública. ?Não podemos cortar o fornecimento neste caso porque estaremos punindo também quem não é mau pagador?, afirma. A solução é buscar o diálogo com as prefeituras, acrescenta.

Assad calcula que 67% das contas de luz do País estão vencidas há mais de dez dias e o atraso dificulta o planejamento de caixa das empresas e prejudica a obtenção de financiamentos. Deste total, 20% chega a um mês sem que o pagamento seja efetuado. ?Ninguém faz projeto novo sem olhar para o caixa das distribuidoras?, disse. As empresas pleiteiam por mais liberdade para punir os inadimplentes e, por outro lado, procuram renegociar as dívidas de seus clientes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo