Segundo a FGV, disparada de preço agropecuário pressiona inflação

A disparada da inflação nos preços agropecuários no atacado levou à aceleração na taxa do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que subiu 1,39% em agosto, ante aumento de 0,37% em julho. A avaliação é do coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros. "A maioria dos aumentos de preços estão direta ou indiretamente relacionados ao setor agropecuário", disse o economista.

Segundo Quadros, 90% da formação da taxa do Índice de Preços por Atacado (IPA-DI) em agosto – que mede a inflação do setor atacadista e subiu 1,96% – "nasceu, cresceu, ou está relacionado de alguma forma ao setor agropecuário". Com isso, mais da metade da taxa do IGP-DI de agosto, "entre 55% a 60%" foi originada da movimentação de preços do setor agropecuário.

O economista comentou que muitos produtos agropecuários estão enfrentando problemas de entressafra, e de fortes demandas interna e externa – o que diminui a oferta dos itens, elevando os preços. Como exemplo, ele citou a continuidade da elevação de preços do leite no atacado, cujo produto está com forte demanda interna e externa; bem como a movimentação de alta das commodities, de grande peso na formação da inflação do setor atacadista.

É o caso das acelerações de preços em soja (de 1,67% para 8 06%); trigo (de 2,87% para 9,89%) e o fim das deflações em café (de -0,61% para 6,65%) e em milho (de -0,68% para 12,29%), de julho para agosto. No caso específico das commodities, Quadros considerou que a movimentação do câmbio é influência secundária para a elevação de preços desse tipo de produto. "É a forte demanda externa que tem gerado essas elevações", afirmou.

Intensificação

O repasse da alta dos preços agropecuários no atacado para o varejo "vai se intensificar", alertou o coordenador de Análises Econômicas da FGV, Salomão Quadros. Ele comentou que as elevações de preços dos produtos agropecuários no atacado já estavam ocorrendo há algum tempo.

Entretanto, o resultado do IGP-DI de agosto mostra que os aumentos desse tipo de produto no atacado estão mais fortes – o que deve conduzir a um repasse para o consumidor, a médio prazo. "Esse processo (de repasse) já estava em andamento. Mas agora isso vai se intensificar", admitiu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo