O setor industrial tem registrado consumo crescente de energia elétrica nos últimos meses indicando forte expansão da atividade industrial, declarou nesta sexta-feira (23) o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, em entrevista à imprensa para comentar os dados referentes ao mercado de energia no mês passado. Segundo a EPE, o setor industrial registrou crescimento de 5,0% no mês passado em relação a igual período do ano passado acelerando o ritmo em relação aos meses anteriores. Nos 12 meses encerrados em outubro, o setor industrial apresentou crescimento de 4,5%, ilustrou Tolmasquim.
"O mercado de energia elétrica como um todo mudou de patamar, com o aumento no consumo industrial", comentou. Antes o mercado estava crescendo ao ritmo de 3,5% a 4,0% ao ano e agora pulou para 5,0% e a EPE está estimando uma expansão de 5,3% até o final do ano, incluindo os segmentos comercial, residencial e governo, disse Tolmasquim.
O presidente da EPE citou os dados do IBGE para ilustrar os fatores que estão impulsionando o crescimento de energia pelo setor industrial. Segundo ele, a produção de bens de capital registrou aumento de 18% no período de janeiro a setembro deste ano em relação a igual período do ano passado e a produção de máquinas e equipamentos cresceu 17,5% no mesmo período. A indústria automobilística teve aumento de 12,5% e o segmento de produtos de consumo duráveis aumentou 7,6% no mesmo período. "É uma expansão muito consistente", acentuou.