O secretário do Tesouro norte-americano, Jacob Lew, alertou nesta sexta-feira para o risco de uma guerra cambial sobre a economia global, e disse que o G-7, o grupo das sete maiores economias do planeta, deve reiterar na semana que vem seu compromisso contra desvalorizações competitivas.
Embora as autoridades dos EUA ainda citem a China como um preocupação, têm crescido as atenções sobre a possibilidade do Japão manobrar seu câmbio.
“Temos pedido que os países sigam o compromisso feito no G-7 e no G-20”, disse Lew em um evento. “Caso outros países comecem a desvalorizar sua moeda em busca de benefícios comerciais, isto vai gerar uma reação em cadeia”, disse.
“Se um país A começar, o país B logo o seguirá, e então o país C. Logo estaremos em uma batalha por fatias do cada vez menor comércio global”, disse o secretário.
Nos últimos dias, autoridades japonesas elevaram o tom da retórica, ameaçando intervir no iene caso sua apreciação prejudique as perspectiva da economia. Fonte: Dow Jones Newswires.