Secretário da Fazenda de SP mostra surpresa com ‘magnitude e duração’ da crise

O secretário de Fazenda do Estado de São Paulo, Renato Villela, afirmou que a crise econômico-política atual não era algo que se esperava, ainda mais por sua magnitude e duração. “E o setor público desorganizado afeta de maneira avassaladora quase toda a economia”, ressaltou.

Para ele, a solução de questões estruturais fiscais do País está em tornar o Brasil totalmente capitalista, já que o setor privado é quem puxa a economia, quem tem recursos e quem “toma risco e paga pelos erros que comete e que cometem”. Instantes depois, contudo, Villela afirmou que privatizar estatais paulistas não é “opção nem decisão para o momento”.

Villela também falou sobre carga tributária, disse que não haverá redução no Estado e pontuou ainda que carga tributária elevada “não é causa, é sintoma”. “A causa é o gasto descontrolado”, afirmou.

O secretário comentou ainda que foi bom para São Paulo ser tímido em relação à redução de alíquotas de impostos ou desonerações. “O custo é alto, mas o benefício é grande”, disse. Entretanto, ele admite revisitar a aplicação de substituição tributária em alguns setores paulistas. O secretário ainda informou que o Estado está “cauteloso” do ponto de vista financeiro.

Exportações

A autoridade afirmou estar acompanhando o tema “exportações” com muito cuidado, porque elas têm impacto no orçamento do Estado. “O efeito na receita é devastador, porque aumenta receita de um setor que não paga imposto. Mas sabemos que ao mesmo tempo há efeitos benéficos de médio e longo prazo”, disse. Segundo ele, o impacto da desvalorização cambial começou a ajudar o setor no Estado somente em abril, e por isso a melhora causada por esse movimento ainda não foi percebida nas contas públicas estaduais.

O secretário participou hoje da reunião semanal do Conselho de Economia (COE) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na sede da entidade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo