A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC) instaurou investigação para averiguar a existência de dumping nas exportações de filmes PET do Bahrein e do Peru para o Brasil. A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, dia 2.

continua após a publicidade

A investigação resulta de petição feita pela empresa Terphane em outubro passado. Além da peticionária, são partes interessadas no processo produtores/exportadores dos países investigados, os importadores brasileiros do produto, os governos do Bahrein e do Peru e a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast).

continua após a publicidade

O produto objeto da investigação são filmes, chapas, folhas, películas, tiras e lâminas, biaxialmente orientados, de poli(tereftalato de etileno), denominado na investigação apenas como filmes PET.

continua após a publicidade

Os filmes PET são commodities da indústria de filmes de poliéster, utilizados na indústria de conversão de embalagens flexíveis e em algumas aplicações industriais, como desmoldagem de telhas e isolamento de cabos elétricos e telefônicos.