Profissionais autônomos de mais de 400 atividades diferentes podem se regularizar e entrar no mercado formal de trabalho como empreendedor individual, desde que a renda anual não ultrapasse os R$ 36 mil.

continua após a publicidade

A legalização acontece por meio da Lei Complementar 128, sancionada em julho do ano passado e que criou a figura jurídica do Empreendedor Individual. Para auxiliar os interessados, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná (Sebrae/PR) está realizando um mutirão de legalização destes profissionais, em parceria com a Prefeitura de Curitiba.

Os interessados receberão todas as informações sobre o assunto e poderão sair do mutirão já com a formalização. Desde de setembro de 2009, quando a lei foi implantada no Paraná, mais de 25 mil pessoas já se formalizaram como empreendedores individuais.

A meta é atingir os 55 mil até o final de 2010, segundo Marcia Giubertoni Borro, consultora do Sebrae/PR. “Antes da lei, estes profissionais não tinham nenhum benefício e nem acesso em linhas de crédito. Agora, além disto, eles têm a possibilidade de vender para outras empresas que pedem nota fiscal. Com o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), também poderão comprar produtos mais baratos ou com descontos maiores em empresas que não vendem para pessoas físicas”, afirma.

continua após a publicidade

Marcia ainda lembra que diversos bancos estão com linhas de créditos exclusivas para os empreendedores individuais. De acordo com ela, o maior benefício da formalização é o registro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O empreendedor individual poderá obter aposentadoria, auxílio-doença e auxílio-maternidade.

Até amanhã, o atendimento será realizado na Rua da Cidadania da Praça Rui Barbosa. Hoje acontecem no local palestras com equipes da Caixa Econômica Federal (9 horas) e do INSS (14 horas).

continua após a publicidade

Depois, o Sebrae/PR estará na Rua da Cidadania do Cajuru (05 e 06 de agosto), Pinheirinho (09 a 11 de agosto), Cidade Industrial de Curitiba (12 e 13 de agosto), Boa Vista (16 a 18 de agosto), Fazendinha (23 a 25 de agosto), Santa Felicidade (26 e 27 de agosto) e Boqueirão (30 de agosto a 1º de setembro).

Durante todo o mês também haverá atendimento na sede do Sebrae/PR (Rua Caeté, 150) e na Agência do Trabalhador (Rua Pedro Ivo, 744, 1º andar). O mutirão será realizado em todo o Paraná até o final do ano.

Quem já quiser começar o processo de legalização deve levar ao mutirão os seguintes documentos: carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), carteira de identidade e CPF.

Deve comparecer a pessoa dona do negócio. Entre os profissionais autônomos que podem ser formalizados estão as manicures, chaveiros, cabeleireiros, pintores, artesãos e sapateiros.