Sebrae ensina onde e como montar negócio

Quando o objetivo é montar um negócio próprio, logo vem à mente a seguinte dúvida: onde montar? Ou ainda, em qual ramo de atividade? Para sanar dúvidas como estas, o Serviço de Apoio à Pequena Empresa no Paraná (Sebrae-PR) está colocando à disposição uma nova ferramenta: o Investimentos Estruturantes, que aponta os ?espaços vazios? onde determinadas atividades têm maior chance de dar certo. A nova ferramenta foi lançada ontem à classe empresarial e à imprensa, e já está disponível. Neste primeiro mês, o serviço será gratuito.

?A maioria ainda abre um negócio próprio por necessidade e não por oportunidade. E a maior dúvida é: que negócio e onde montar?? afirmou o diretor-superintendente do Sebrae-PR, Hélio Cadore. ?Preocupado com isso, o Sebrae-PR pesquisou como estruturar e dar informações mais concisas e substantivas para que os empreendedores tenham maior taxa de sucesso.? Conforme levantamento do Sebrae-PR, quase metade das pequenas empresas fecham as portas no primeiro ano de atividade. ?Essa ferramenta deve contribuir para que as empresas optem por alternativas que dêem mais sucesso?, apontou Cadore.

Inicialmente, cinco municípios do Paraná contarão com a ferramenta: Londrina, Maringá, Cascavel, Pato Branco, além de Curitiba. O objetivo, no entanto, é estender o programa para outras cidades que apresentem investimentos capazes de modificar seu entorno econômico.

Nas cinco cidades, foram analisados investimentos que vão desde shopping centers, supermercados, hospitais, faculdades, até uma rua que é asfaltada ou reurbanizada. ?Tudo isso gera um impacto sócio-econômico e oportunidades de negócios?, apontou o consultor do Sebrae, Ricardo Dellaméa. Segundo ele, as cidades se movimentam em virtude de novos fatos – os investimentos estruturantes – que têm capacidade de influenciar o entorno econômico. ?Um shopping center, por exemplo, apesar de contar com cerca de 2 mil vagas no estacionamento, tem em sua volta pequenos estacionamentos. Também há salão de beleza, floricultura?, apontou. ?O mesmo ocorre onde há um hospital. São abertas em torno farmácias, clínicas especializadas, e com isso cria-se um cluster, um aglomerado da área médica.?

De acordo com Dellaméa, os espaços de oportunidade aparecem de três formas: como espaços vazios, oportunidades mal exploradas e a antecipação de tendências. ?Próximo ao Hospital Evangélico, por exemplo, circulam cerca de 3,5 mil pessoas por dia, entre médicos, pacientes, parentes, e não há uma panificadora 24 horas?, exemplificou Dellaméa, referindo-se à oportunidade mal explorada.

Como funciona

Para quem quer ter acesso à base de dados do Sebrae-PR precisa agendar horário com um consultor. É que apesar de as informações se encontrarem geoprocessadas em mapas digitais, não é possível acessar a ferramenta em um computador próprio. Segundo Dellaméa, a idéia não é criar um ?oráculo da verdade?, daí a importância da presença de um consultor. No primeiro mês, o serviço será ofertado gratuitamente, depois haverá um custo para o interessado, mas não foi informado quanto.

No caso de Curitiba, há 20 empreendimentos onde foram encontradas oportunidades de negócios, entre eles o Ecoville, Hospital Evangélico, Jardim Botânico, Parque Barigüi, Rua Bispo Dom José, Terminal do Pinheirinho, do Carmo e outros. Nas cinco cidades do Paraná, foram encontradas 356 oportunidades de negócios. ?A idéia é ampliar a base de dados, para que cada vez mais empreendedores tenham condições de decidir com mais segurança?, arrematou Cadore.

Serviço: mais informações através do fone (41) 3330-5800 ou pelo site www.sebraepr.com.br

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo