Sebrae e Fecomércio lançam VarejoMAIS em Maringá

O Sebrae no Paraná e o Sistema Fecomércio lançam nesta quarta-feira (19), em Maringá, o VarejoMAIS ? Mais Vendas, Mais Competitividade, edição 2008. O Projeto, que tem por objetivo melhorar a competitividade do comércio varejista paranaense, está na sua terceira edição e já levou soluções para cerca de 180 micro e pequenas empresas no município. Neste ano, serão atendidos 60 comerciantes, desses 30 filiadas à Câmara da Mulher Empreendedora.

O Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), a Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim), o Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção de Maringá e Região (Simatec), o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Maringá (Sincofarma), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Associação de Micro e Pequenas Empresas de Maringá e Região (Ampec/Micromar), o Sesc, o Senac, o Sicoob e o Sicredi são parceiros no Projeto.

Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio, Darci Piana, o VarejoMAIS ajuda os comerciantes a melhorar a gestão e a aumentar a competitividade da loja. Piana destaca que o comércio é o setor que mais emprega e quanto mais preparadas estiverem as empresas, melhor será o desempenho na geração de renda e postos de trabalho.

"Alguns empresários que fizeram o VarejoMAIS, no ano passado, estão procurando novamente, porque viram a efetividade e o sucesso. Aqueles que não participaram estão na fila querendo participar porque viram os resultados?, conta Piana.

Na avaliação do secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Maringá, Ercílio Santinoni, o VarejoMAIS é de extrema importância, pois prepara o comércio a atender melhor o consumidor. ?Maringá é um pólo regional de compras e os comerciantes precisam estar preparados para atender bem as pessoas que fazem compras na cidade?, avalia o secretário.

O presidente do Sivamar, Amauri Donadon Leal, observa que o Projeto desperta o interesse dos comerciantes. ?O VarejoMAIS tem um fator irradiador. Quando um empresário vê que o vizinho está melhorando, ele quer fazer igual, e isso desperta o empresário, pois a concorrência no comércio é saudável, é bom para o comerciante e é bom para o consumidor?.

Leal ainda destaca que as parcerias para a realização do Projeto são importantes e estão oportunizando a ampliação do VarejoMAIS para mais municípios, aumentando o número de empresas atendidas, sem perder a qualidade do Projeto.

Mudanças

O consultor do Sebrae/PR, Marcelo Wolff, avalia que as empresas, ao receberem as orientações do Projeto, tiveram mudança significativa. ?Se você tirar um extrato da empresa antes do VarejoMAIS e depois, você percebe a diferença na realidade da loja. O empresário se organiza melhor, realiza um planejamento.?

Wolff destaca que as empresas que participam do Projeto têm acesso a uma pesquisa que é uma importante ferramenta para nortear futuras ações estratégicas. ?Disponibilizamos um levantamento que traz informações sobre o perfil do consumidor de Maringá. Os empresários recebem essas informações de forma orientada.?

Para melhorar a gestão e aumentar a competitividade da loja, os empresários aprendem, por exemplo, como melhorar e ampliar a gestão da carteira de clientes, definir novos produtos, serviços e processos, aprimorar a administração da loja, desenvolver a equipe de trabalho, fidelizar clientes, aumentar o volume de vendas e a qualidade dos serviços ofertados a consumidores cada vez mais exigentes.

O VarejoMAIS apresenta quatro etapas principais: o diagnóstico organizacional do empreendimento, que avalia o atendimento com a realização do cliente oculto; a avaliação da estrutura física da loja; a capacitação da gestão empresarial e ainda consultorias especializadas.

Reconhecimento

Como forma de reconhecer o comprometimento e o esforço das empresas da região que participam do Projeto, foi instituído o Prêmio ?O Melhor do VarejoMAIS?. Em Maringá, duas empresas foram premiadas em 2007. A Strut recebeu o Prêmio Loja Referência e a Lia Vest recebeu o Prêmio Loja Revelação. Para a empresária Maria Francisca Herek Henrique, da Lia Vest, a premiação foi recebida com alegria e surpresa. ?Foi fantástico ganhar o Prêmio e muito emocionante. Não acreditava que ia ganhar porque tinham muitas lojas participando?.

Expansão do Programa

Em 2008, o Sebrae e a Fecomércio estão lançando em todo o Estado novas modalidades de atuação para o VarejoMAIS. Além da forma tradicional, haverá o VarejoMAIS 2ª fase, que visa atender uma demanda de empresários que já participaram em anos anteriores, mas que continuam buscando melhorias em suas empresas.

Outras novidades são o VarejoMAIS Setorial, que consiste no atendimento de segmentos específicos do comércio, como lojas de vestuário e confecção, farmácias, autopeças, óticas e calçados; e o VarejoMAIS em Ação, no qual a atuação do Sebrae e parceiros será um pouco diferenciada. Aqui o foco de trabalho é direcionado aos pequenos municípios e ao desenvolvimento do varejo e economia local. Uma das estratégias é fazer com que a cidade tenha atratividade em seu comércio para que a população invista e faça compras no próprio local.

Lançamento

A apresentação do VarejoMAIS para empresários em Maringá acontece nesta quarta-feira (19), às 19h30, no auditório do Senac, na Avenida Colombo, 6.213. As vagas são limitadas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo