O Sebrae no Paraná e o Sistema Fecomércio lançam nesta quarta-feira (19), em Maringá, o VarejoMAIS ? Mais Vendas, Mais Competitividade, edição 2008. O Projeto, que tem por objetivo melhorar a competitividade do comércio varejista paranaense, está na sua terceira edição e já levou soluções para cerca de 180 micro e pequenas empresas no município. Neste ano, serão atendidos 60 comerciantes, desses 30 filiadas à Câmara da Mulher Empreendedora.
O Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), a Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim), o Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção de Maringá e Região (Simatec), o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Maringá (Sincofarma), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Associação de Micro e Pequenas Empresas de Maringá e Região (Ampec/Micromar), o Sesc, o Senac, o Sicoob e o Sicredi são parceiros no Projeto.
Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio, Darci Piana, o VarejoMAIS ajuda os comerciantes a melhorar a gestão e a aumentar a competitividade da loja. Piana destaca que o comércio é o setor que mais emprega e quanto mais preparadas estiverem as empresas, melhor será o desempenho na geração de renda e postos de trabalho.
"Alguns empresários que fizeram o VarejoMAIS, no ano passado, estão procurando novamente, porque viram a efetividade e o sucesso. Aqueles que não participaram estão na fila querendo participar porque viram os resultados?, conta Piana.
Na avaliação do secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Maringá, Ercílio Santinoni, o VarejoMAIS é de extrema importância, pois prepara o comércio a atender melhor o consumidor. ?Maringá é um pólo regional de compras e os comerciantes precisam estar preparados para atender bem as pessoas que fazem compras na cidade?, avalia o secretário.
O presidente do Sivamar, Amauri Donadon Leal, observa que o Projeto desperta o interesse dos comerciantes. ?O VarejoMAIS tem um fator irradiador. Quando um empresário vê que o vizinho está melhorando, ele quer fazer igual, e isso desperta o empresário, pois a concorrência no comércio é saudável, é bom para o comerciante e é bom para o consumidor?.
Leal ainda destaca que as parcerias para a realização do Projeto são importantes e estão oportunizando a ampliação do VarejoMAIS para mais municípios, aumentando o número de empresas atendidas, sem perder a qualidade do Projeto.
Mudanças
O consultor do Sebrae/PR, Marcelo Wolff, avalia que as empresas, ao receberem as orientações do Projeto, tiveram mudança significativa. ?Se você tirar um extrato da empresa antes do VarejoMAIS e depois, você percebe a diferença na realidade da loja. O empresário se organiza melhor, realiza um planejamento.?
Wolff destaca que as empresas que participam do Projeto têm acesso a uma pesquisa que é uma importante ferramenta para nortear futuras ações estratégicas. ?Disponibilizamos um levantamento que traz informações sobre o perfil do consumidor de Maringá. Os empresários recebem essas informações de forma orientada.?
Para melhorar a gestão e aumentar a competitividade da loja, os empresários aprendem, por exemplo, como melhorar e ampliar a gestão da carteira de clientes, definir novos produtos, serviços e processos, aprimorar a administração da loja, desenvolver a equipe de trabalho, fidelizar clientes, aumentar o volume de vendas e a qualidade dos serviços ofertados a consumidores cada vez mais exigentes.
O VarejoMAIS apresenta quatro etapas principais: o diagnóstico organizacional do empreendimento, que avalia o atendimento com a realização do cliente oculto; a avaliação da estrutura física da loja; a capacitação da gestão empresarial e ainda consultorias especializadas.
Reconhecimento
Como forma de reconhecer o comprometimento e o esforço das empresas da região que participam do Projeto, foi instituído o Prêmio ?O Melhor do VarejoMAIS?. Em Maringá, duas empresas foram premiadas em 2007. A Strut recebeu o Prêmio Loja Referência e a Lia Vest recebeu o Prêmio Loja Revelação. Para a empresária Maria Francisca Herek Henrique, da Lia Vest, a premiação foi recebida com alegria e surpresa. ?Foi fantástico ganhar o Prêmio e muito emocionante. Não acreditava que ia ganhar porque tinham muitas lojas participando?.
Expansão do Programa
Em 2008, o Sebrae e a Fecomércio estão lançando em todo o Estado novas modalidades de atuação para o VarejoMAIS. Além da forma tradicional, haverá o VarejoMAIS 2ª fase, que visa atender uma demanda de empresários que já participaram em anos anteriores, mas que continuam buscando melhorias em suas empresas.
Outras novidades são o VarejoMAIS Setorial, que consiste no atendimento de segmentos específicos do comércio, como lojas de vestuário e confecção, farmácias, autopeças, óticas e calçados; e o VarejoMAIS em Ação, no qual a atuação do Sebrae e parceiros será um pouco diferenciada. Aqui o foco de trabalho é direcionado aos pequenos municípios e ao desenvolvimento do varejo e economia local. Uma das estratégias é fazer com que a cidade tenha atratividade em seu comércio para que a população invista e faça compras no próprio local.
Lançamento
A apresentação do VarejoMAIS para empresários em Maringá acontece nesta quarta-feira (19), às 19h30, no auditório do Senac, na Avenida Colombo, 6.213. As vagas são limitadas.