Se preciso, Fed fará mais estímulo não convencional

O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, disse estar pronto para fazer o que for necessário para dar sustentação à recuperação econômica dos EUA, que perde fôlego, mas evitou afirmar se o Fed irá agir.

Em discurso preparado para o encontro anual de dois dias dos representantes dos maiores bancos centrais do mundo, em Jackson Hole, Bernanke afirmou que a economia dos EUA deve continuar crescendo em 2011 e nos anos seguintes, sinalizando que uma nova ação do Fed pode não ser necessária.

Ainda assim, o presidente do Fed destacou que o banco central norte-americano está pronto para agir se necessário para impulsionar a economia e evitar a deflação – que ele acredita não representar um grande risco nesse momento.

“Em particular, o Comitê (de mercado aberto do Fed) está preparado para oferecer acomodação monetária adicional, por meio de medidas não convencionais, se ficar evidente que é necessário, especialmente havendo deterioração significante das perspectivas (econômicas)”, disse Bernanke. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo