O presidente da Mercedes-Benz no Brasil, Phillipp Schiemer, disse nesta quarta-feira, 14, que o desempenho de vendas da montadora no País, no restante deste ano e em 2016, depende da taxa de câmbio. “Se o dólar se valorizar, teremos de repassar para o preço, terá efeito na inflação”, afirmou, em evento de lançamento de novos modelos em São Bernardo do Campo.
No segmento de caminhões, o principal mercado de atuação da montadora no Brasil, as vendas somaram 13.870 unidades entre janeiro e setembro deste ano, retração de 44% em relação a igual período do ano anterior, quando atingiram 24.771 unidades. O recuo acompanha o mercado brasileiro de caminhões como um todo, que caiu 45% na mesma comparação, para 52.683 unidades.
Schiemer afirmou que, apesar da queda do consumo e da depreciação do câmbio, ainda existem algumas regiões brasileiras nas quais os resultados têm sido positivos, como o Maranhão. “Antes, nosso mercado no Nordeste se restringia a Recife e Fortaleza. Agora, em cidades como São Luiz, onde não havia revenda, estamos tendo bons resultados”, disse. O executivo também declarou que as regiões mais afetadas são aquelas onde a indústria é mais forte. “Onde o agronegócio é mais forte, as vendas são melhores”, afirmou.
Entre 2014 e 2018, a montadora prevê investimentos de R$ 730 milhões no Brasil, sendo R$ 500 milhões na fábrica de São Bernardo do Campo e R$ 230 milhões em Juiz de Fora, Minas Gerais.