SDE investiga prática de cartel no mercado de cimento

A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça informou, por meio de nota à imprensa, que está investigando a existência de prática de cartel no mercado de cimento do Brasil.

Na sexta-feira passada, a SDE pediu informações às empresas Cimentos de Portugal (Cimpor), Votorantim, Camargo Corrêa e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

“Suspeita-se que as companhias estejam atuando para impedir a entrada de concorrentes no mercado”, diz a nota da secretaria, lembrando que o controle acionário do grupo português Cimpor está sendo disputado pela CSN, Camargo Corrêa e Votorantim.

“A SDE tem preocupação em garantir condições iguais de entrada a todos os agentes econômicos de modo a incrementar a concorrência no setor de cimento no Brasil”, disse, na nota, a secretária de Direito Econômico, Mariana Tavares.

A SDE diz que sua preocupação se justifica pelo fato de que empresas do setor de cimento já foram condenadas pela prática de cartel no País. A Secretaria acrescenta que já há uma investigação em curso na SDE sobre “suposta cartelização na área”, mas os detalhes estão sendo mantidos em segredo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo