SCPC registra queda em Ponta Grossa

Ponta Grossa

(Sucursal) – Faltando apenas poucos dias para a chegada de mais uma data comemorativa que envolve grandes vendas no comércio, o consumidor ponta-grossense mais uma vez decepciona os lojistas que ainda assim, esperam vender, e muito, no Dia dos Namorados.

Assim como no mês de abril o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Industrial da cidade (ACIPG) registrou aumento no número de registros, em maio a situação foi bastante parecida. Enquanto em abril o acréscimo foi da ordem de 31% se comparado com março, no mês passado a alta foi de aproximadamente 29,99% se comparado com o primeiro mês do ano.

Se comparado com o mês de abril, em maio houve uma redução de 11,42% nas consultas. No entanto, a pequena redução ainda preocupa os lojistas que precisam driblar a inadimplência. Em abril foram registrados 3088 novos nomes de inadimplentes, contra 2731 em maio.

O número de consumidores que tiveram seus nomes retirados da lista negra aumentou em maio, mês que favoreceu a recuperação de 1317 consumidores.Se comparado o mês de março com abril a queda foi de 45% no número de ponta-grossenses que conseguiram recuperar o crédito no comércio da cidade. Mais uma vez a promoção com cheques para mais de 60 dias fez com que o consumidor tivesse seu nome incluído na lista de inadimplentes. Mais atentos às possibilidades de calote, os empresários estão recorrendo às consultas ao vídeo-cheque e SCPC.

As consultas ao vídeo-cheque foram 47,02% superior ao mês passado, saltando de 19.864 em abril para 29.205 em maio. Em março foram registradas apenas 17.986 consultas. Já as consultas ao serviço de proteção ao crédito também registraram aumento de 37,01% em comparação com abril, quando foram feitas 27.302 pesquisas. Em maio o número passou para 37.432.

Ano passado

Se comparado o mês de maio de 2002 com o mesmo mês de 2001, o comércio tem motivos de sobra para comemorar. O número de clientes registrados no serviço caiu de 4288 para 2731, redução de 36%.

No entanto, as reabilitações foram menores. Apenas 1057 consumidores conseguiram apagar os seus nomes da lista de caloteiros. Já o número de consultas se aproximou bastante das verificadas no ano passado, quando, em maio, foram feitas 25.700 consultas ao vídeo-cheque, enquanto no mesmo mês deste ano foram feitas 35.381. (Ana Paula Inacio)

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