Rio – Depois de uma breve trégua, a guerra das cervejas está de volta. Agora foi a vez da Schincariol ir ao Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária (Conar) e à Justiça para tirar do ar uma propaganda da concorrente Antarctica.

A Schincariol conseguiu ontem no Conar e na 13.ª Vara Civil do Fórum Central de São Paulo a suspensão do filme “Espuma” , onde um copo é cheio de cerveja até a espuma cair e quando a espuma baixa, exibe a logomarca da Antarctica.

Um narrador, em “off”, diz que a concorrente tenta disputar a preferência do consumidor com a marca da AmBev, investindo milhões para as pessoas experimentarem, e que o consumidor deve escolher entre uma boa propaganda e uma boa cerveja. O texto termina com o narrador dizendo que cerveja boa só se reconhece quando a espuma baixa.

Na avaliação do juiz Swarai Cervone de Oliveira, que concedeu a liminar à Schincariol, A AmBev não fez qualquer esclarecimento ou comparação objetiva com a propaganda.

“A ré busca, sim, denegrir a imagem do produto concorrente. Trata-se de comportamento fascista, crendo-se que a melhor forma de aniquilar o adversário é desqualificá-lo.

Expressões

As expressões utilizadas são manifestamente ofensivas à marca da Nova Schin”, disse o juiz.

Caso a AmBev descumpra a determinação judicial terá que pagar multa diária de R$ 1 milhão.

A AmBev, por meio de sua assessoria de imprensa, informou ontem que vai cumprir todas as determinações da Justiça e do Conar.

A empresa adiantou, no entanto, que o filme que foi alvo de ação da Schincariol e que começou a ser veiculado no último dia 4, já tinha previsão de ser retirado do ar neste fim de semana, o que torna a liminar conseguida pela concorrente sem efeito.

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