Convidando os consumidores a experimentar um novo sabor em cerveja, a Cervejaria Schincariol lançou ontem, em São Paulo, seu novo produto: a Nova Schin. A linha de cervejas Nova Schin vem para substituir a antiga cerveja Schincariol, com uma ousada estratégia de mercado. O grupo, que hoje tem 9,9% do mercado cervejeiro no Brasil, quer em no máximo 36 meses crescer 50%, atingindo 15% de mercado. A presença da Schincariol é maior nos estados do Nordeste. No Paraná e em Santa Catarina, a cervejaria tem uma fatia de apenas 6,5%. A meta é chegar a 10%.
Esse déficit de mercado pode ser corrigido em até dois anos, pois o grupo pretende aumentar seus investimentos na região Sul. O gerente de produção da Schincariol, Luís Fernando Amaro, acenou com a possibilidade da instalação de uma nova fábrica da empresa no Sul do País. “Estamos negociando. Tudo dependerá dos incentivos fiscais e principalmente da qualidade da água do local. A água é a base da cerveja e tem que ser leve, não muito mineralizada”, explicou. Hoje, a Schincariol tem seis fábricas no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Goiás).
Conforme o gerente de marketing do grupo, Luiz Cláudio Taya, toda a linha muda de nome e sabor. Junto com a cerveja Pilsen, também mudam as cervejas Munich, Malzebier e sem álcool. “Somos a terceira maca em venda de garrafas de 600ml. A venda em garrafas representa 70% do mercado. Pretendemos crescer principalmente nesse setor, sem esquecer dos demais”, revelou, destacando que o principal público da nova cerveja é o jovem.
O produto
Elaborada em dois anos de estudos, a Nova Schin chega ao mercado prometendo uma mudança radical no sabor. “Fizemos uma pesquisa com os consumidores brasileiros e descobrimos que nosso povo gosta de uma cerveja leve, mas sem ser fraca, de aparência clara e espuma densa, não perdendo o equilíbrio entre o aroma e o sabor”, explicou um dos cervejeiros da empresa, Peter Ehrardt.
Experimenta
Para conseguir a fatia esperada de mercado, a Schincariol numa parceira com a Fischer América, está lançando uma campanha nos principais meios de comunicação. Querendo mostrar que o produto é realmente novo, a publicidade procura fugir dos jargões com bichinhos e mulheres semi-nuas das propagandas de cerveja.
Segundo o presidente da Fisher América, Eduardo Fisher, a campanha televisiva da empresa começou há pouco mais de uma semana com comerciais mostrando uma velinha ou uma tartaruga comentando como eram os antigos comercias de cerveja, que vão mudar depois da Nova Schin. “Isso foi para despertar a curiosidade nas pessoas”, ressaltou.
O comercial de lançamento da cerveja será veiculada durante uma semana no horário nobre à partir da próxima segunda-feira. O personagem principal é o pagodeiro e famoso por ser conhecedor de cerveja, Zeca Pagodinho, que insiste em resistir, mas acaba tomando e se encantando com a Nova Schin. Também participam da peça publicitária os apresentadores Fernanda Lima e Luciano Huck e os atores Thiago Lacerda e Alina Moraes.
A empresa não revelou quando vai gastar com a campanha. Mas o orçamento anual em publicidade da Schincariol é de R$120 milhões. (Lawrence Manoel, enviado especial a São Paulo)