O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, está cético em relação ao plano de resgate apresentado pelo Chipre, afirmou o jornal Bild nesta sexta-feira, citando fontes.
“Mudanças cosméticas não são suficientes”, disse Schäuble, de acordo com as fontes. O Chipre tem de “se mexer e economizar com seriedade”, acrescentou o ministro.
Na quinta-feira, as autoridades cipriotas anunciaram uma proposta para reformular o sistema bancário do país com um “banco bom” e um “banco ruim”. Este último conteria ativos negativos e empréstimos inadimplentes. Controles de saída de capital também foram propostos.
As autoridades do país têm se esforçado para encontrar uma solução aceitável para o sistema bancário nacional depois que o Parlamento cipriota rejeitou o plano de resgate que incluía o polêmico imposto sobre depósitos bancários.
A pressão sobre o Chipre se intensificou na quinta-feira, quando o Banco Central Europeu anunciou que iria cortar sua assistência de liquidez de emergência para os bancos cipriotas na segunda-feira caso o país não chegasse a um acordo. As informações são da Market News International.